MATRIZ CURRICULAR

EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL
Nossa escola está comprometida com o desenvolvimento socioemocional dos alunos. Isso significa prepará-los para que tenham sucesso na escola e na vida. Promover a mudança comportamental em educadores, crianças e adolescentes para que desenvolvam as competências socioemocionais necessárias aos desafios deste século e tornem-se protagonistas de suas próprias vidas e da transformação da sociedade: É esta a missão do programa O Líder em Mim, que vem promovendo mudanças impactantes em mais de 3.500 escolas em mais de 50 países ao redor do planeta. O programa foi desenvolvido nos EUA, baseado em estudos de doutorado de Stephen R. Covey, autor do consagrado livro “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, e adaptado à realidade brasileira para escolas do nível básico, atendendo a crianças de 4 e 5 anos do Ensino Infantil e do 1o ao 9o ano do Ensino Fundamental. Por meio da vivência dos 7 hábitos e com a quebra de paradigmas, o Líder em Mim vem ajudando alunos e educadores a enxergarem as situações de uma forma diferente (VER), mudando comportamentos (FAZER) e, assim, alcançando resultados novos e consistentes (OBTER).

Fundamentado em teorias do desenvolvimento humano, O Líder em Mim promove a estruturação do currículo socioemocional, possibilitando o desenvolvimento das competências do século 21, necessárias para tornar os alunos mais independentes e confiantes, para que sejam felizes na escola e na vida, e para que sejam agentes transformadores de uma sociedade melhor. O Líder em Mim recebeu o endosso do CASEL, atendendo aos mais altos padrões de qualidade, baseados em evidências para programas da SEL (Aprendizagem Socioemocional). A análise do Líder em Mim foi a que atingiu os critérios de avaliação de forma mais completa entre os programas já endossados pelo CASEL, o que faz com o que o Líder em Mim seja considerado um dos melhores programas de formação socioemocional do mundo!

Mas, o que é o CASEL?
O CASEL é uma organização internacional, sediada em Chicago nos EUA, que significa Collaborative for Academic, Social, and Emotional Learning. É uma das principais autoridades no avanço da Aprendizagem Socioemocional (SEL) em educação, fundada em 1994. O endosso pelo CASEL é muito cobiçado pelos programas de formação socioemocional no mundo, porque receber esse endosso significa fazer parte de um grupo seleto que promove a formação socioemocional e que passou por um rigoroso processo de acompanhamento que valida a qualidade e que tem evidências concretas da sua eficácia.

“ Liderança é comunicar o valor e o potencial das pessoas de maneira tão clara que elas se inspiram a vê-la em si mesmas. ”
Stephen R. Covey